Administração

Conselho de Administração

A Companhia é administrada pelo Conselho de Administração, que atualmente tem 7 membros. Os conselheiros são eleitos durante as assembleias gerais ordinárias de acionistas para cumprir mandatos de dois anos, permitida a reeleição. Os conselheiros podem ser destituídos pelos acionistas a qualquer tempo. As responsabilidades do Conselho de Administração incluem o estabelecimento das políticas gerais da Companhia, a eleição dos diretores, a supervisão da Administração e a aprovação de determinadas operações da Companhia. O Conselho de Administração, em conformidade com o Estatuto Social, é composto por no mínimo cinco e no máximo sete membros. Atualmente, o Conselho de Administração tem a seguinte composição:

Nome Nascimento Posição
Jayme Brasil Garfinkel 11/1946 Presidente do Conselho
Marco Ambrogio Crespi Bonomi 05/1956 Vice-Presidente do Conselho
Bruno Campos Garfinkel 10/1977 Conselheiro
Luiz Alberto Pomarole 04/1963 Conselheiro
Pedro Luiz Cerize 09/1969 Conselheiro Independente
Fabio Luchetti 12/1965 Conselheiro
Márcio de Andrade Schettini 05/1964 Conselheiro

Jayme Brasil Garfinkel é formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1970) e pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (1975). Ingressou na Porto Seguro em 1972 como Assistente da Diretoria, assumindo o cargo de Diretor Vice-Presidente em 1978 e o de Diretor Presidente em 2006, permanecendo no cargo até agosto de 2012. É Presidente do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A. desde sua constituição, em 1997. É também Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A. ("PSIUPAR"), holding controladora da Porto Seguro S.A., desde sua constituição, em 2009. Foi membro do CNSP de 1987 a 1991 e Presidente do Sindicato de Companhias de Seguro e Capitalização do Estado de São Paulo de 1989 a 1990. Atualmente é Diretor Presidente da Fenseg - Federação Nacional de Seguros Gerais e Diretor Vice-Presidente e Membro do Conselho Superior da CNSeg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização).

Marco Ambrogio Crespi Bonomi é graduado em Economia pela Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (1978). Realizou cursos de aperfeiçoamento executivo financeiro pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (1982) e mercado de capitais na New York University (1984). É Membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2015, tendo exercido o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração da Companhia de março de 2012 até esta data. É membro do Conselho de Administração e Diretor da Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A., holding controladora da Companhia, desde abril de 2015, onde atuou também como Vice-Presidente do Conselho de Administração de março de 2012 até esta data. É membro do Conselho de Administração da Itaú Unibanco Holding S.A. desde abril de 2017, onde também ocupou o cargo de Diretor Geral de julho de 2015 a abril de 2017. No Itaú Unibanco S.A. ocupa o cargo de Diretor Geral desde abril de 2015, tendo ocupado o cargo de Diretor Vice-Presidente de agosto de 2007 a março de 2015, ocupou o cargo de Diretor Executivo de abril de 2004 a abril de 2007; ocupou o cargo de Diretor Gerente Sênior de outubro de 2000 a abril 2004 e ainda, ocupou o cargo de Diretor Gerente de agosto de 1998 a outubro de 2001. No Unibanco - União de Bancos Brasileiros S.A. ocupou o cargo de Diretor Executivo de novembro de 2008 a junho de 2014. Atou ainda, como Vice-Presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento - ACREFI, de abril de 2004 a abril de 2011.

Bruno Campos Garfinkel é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2001, tendo cursado MBA na Boston University em 2004. Ingressou na Azul Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, como Trainee em 2004, assumindo o cargo de Coordenador de Projetos em 2005. Em 2006, assumiu o cargo de Gerente Geral de Sucursal (São Paulo). Ingressou na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, como Diretor Regional em 2008, sendo nomeado Gerente de Processos e Sistemas de Sinistros no ano de 2009. Em 2010, assumiu o cargo de Superintendente de Sinistro Auto, sendo nomeado Diretor de Sinistros em 2013 e eleito como Diretor de Produto - Automóvel em 2015. Exerce, ainda, o cargo de Diretor nas seguintes sociedades: Porto Seguro Vida e Previdência S.A., Porto Seguro - Seguro Saúde S.A. (sociedades seguradoras), Porto Seguro Renova - Serviços e Comércio Ltda., Porto Seguro Renova - Serviços e Comércio de Peças Novas Ltda. e Porto Seguro Assessoria Documental Ltda. (sociedades prestadoras de serviços). É, também, Diretor da Pares Empreendimentos e Participações S.A., holding, e da Rosag Empreendimentos e Participações S.A., holding, ambas sociedades controladoras da Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A. Antes de ingressar na Corporação Porto Seguro, ocupou o cargo de Gerente de Investimento Private no Banco CCF - Banco de Investimento (1999-2001).

Luiz Alberto Pomarole é graduado em Administração de Empresas pelas Faculdades Oswaldo Cruz (1986). É membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2018. Atuou como Diretor Geral da Companhia de março de 2012 a novembro de 2017. Ingressou na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, em 1979, como auxiliar de escritório, assumindo o cargo de Gerente de Atendimento de Aceitação Auto em 1988. Foi nomeado Diretor de Produto - Automóvel em agosto de 2000 e respondeu como Diretor Vice-Presidente até março de 2012, quando passou a atuar como Diretor Geral - Produto Automóvel, desde março de 2016. Exerceu este mesmo cargo na Itaú Seguros de Auto e Residência S.A., sociedade seguradora controlada pela Companhia, de março de 2016 a novembro de 2017. Exerceu, também, o cargo de Diretor Geral nas sociedades: Porto Seguro Vida e Previdência S.A., Porto Seguro - Seguro Saúde S.A. (sociedades seguradoras); Porto Seguro Capitalização S.A. (sociedade de capitalização) e Porto Seguro Administradora de Consórcios Ltda. (sociedade administradora de consórcios). Atuou também, como Diretor nas sociedades Azul Companhia de Seguros Gerais (sociedade seguradora) até janeiro de 2018; Porto Seguro Serviços Odontológicos Ltda. (sociedade de odontologia de grupo); Porto Seguro Serviços e Comércio S.A., Porto Seguro Atendimento Ltda., Porto Seguro Renova - Serviços e Comércio Ltda., Porto Seguro Locadora de Veículos Ltda. e Porto Seguro Renova - Serviços e Comércio de Peças Novas Ltda. (sociedades prestadoras de serviços), todas controladas pela Companhia, até novembro de 2017. Ocupou o cargo de Diretor Geral da Porto Seguro - Seguros del Uruguay S.A. (sociedade seguradora) até fevereiro de 2016. Atuou como Diretor da Portoseg S.A. - Credito, Financiamento e Investimento (sociedade financeira) de abril de 2010 a maio de 2016. Ocupa o cargo de Vice-Presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais - FenSeg.

Pedro Luiz Cerize é Conselheiro Independente das empresas CVI, OHL e COPEL. É graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - São Paulo, e possui MBA em Finanças pelo IBMEC - Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais. Trabalhou na Corretora Socopa, Fator e Banco BBA Creditanstalt. É um dos fundadores e o administrador da Skopos Administradora de Recursos. Em 2008 foi eleito pela primeira vez como membro do Conselho de Administração da Porto Seguro S.A.

Fábio Luchetti é administrador de empresas formado pela Faculdade de Administração e Ciências Econômicas Sant’Anna (1986). Fez atualização profissional em Alta Performance em Liderança (Madrid) e na Adigo (SP), onde teve contato com a antroposofia e seus arquétipos, que acompanham seu estilo de gestão. É membro do Conselho de Administração da Companhia desde março de 2018. Atuou como Diretor Presidente da Companhia entre agosto de 2012 e março de 2018, tendo ocupado anteriormente o cargo de Diretor Vice-Presidente Executivo. É Diretor da Porto Seguro Itaú Unibanco Participações S.A., holding controladora da Companhia, desde sua constituição, em 2009. Ingressou na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, em 1984, como auxiliar de cobrança, assumindo o cargo de Gerente Técnico em 1996 e sendo promovido a Diretor de Emissão em agosto de 2000. Assumiu a Diretoria Operacional em março de 2001 e respondeu como Diretor Vice-Presidente Executivo entre março de 2006 e agosto de 2012, quando passou a atuar como Diretor Presidente. Nesta mesma ocasião, foi eleito Diretor Presidente da Companhia e de suas controladas, destacando-se: Porto Seguro Vida e Previdência S.A., Porto Seguro - Seguro Saúde S.A., Azul Companhia de Seguros Gerais, Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. (sociedades seguradoras), Porto Seguro Capitalização S.A. (sociedade de capitalização), Health for Pet Administradora de Planos de Saúde para Animais de Estimação S.A., Porto Seguro Atendimento Ltda., Porto Seguro Telecomunicações Ltda., Porto Seguro Gerenciamento de Informações Ltda., Porto Seguro Investimentos Ltda., Porto Seguro Serviços Médicos Ltda., Porto Seguro - Bioqualynet Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho Ltda., Porto Seguro Proteção e Monitoramento Ltda. (sociedades prestadoras de serviços), Portomed - Porto Seguro Serviços de Saúde Ltda. e Porto Seguro Serviços Odontológicos Ltda. (sociedades de medicina e odontologia de grupo). É ainda, Diretor Presidente do Instituto Porto Seguro e da Associação Campos Elíseos Mais Gentil.

Márcio de Andrade Schettini é graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC Rio, onde também se especializou em sistemas e modelagem matemática. Mestre em Finanças pela University of London. Cursou também o OPM na Harvard Business School. Ocupa o cargo de Diretor Geral desde julho de 2015 na Itaú Unibanco Holding S.A. Exerce o mesmo cargo de Diretor Geral, na Itaú Unibanco S.A. desde abril de 2015, onde também atuou como Diretor Vice-Presidente de novembro de 2008 a março de 2015. Já no Unibanco - União de Bancos Brasileiros S.A., exerceu o cargo de Diretor Vice-Presidente Executivo de abril de 2004 a abril de 2009.

Conselho Fiscal

A legislação societária brasileira exige que a Companhia tenha conselho fiscal de funcionamento permanente ou apenas nos exercícios sociais em que for instalado por solicitação de acionistas. O Estatuto Social prevê a instituição de conselho fiscal não permanente composto por cinco membros e igual número de suplentes. O conselho fiscal é órgão separado, independente da administração e dos auditores independentes da Companhia. As responsabilidades principais do conselho fiscal são fiscalizar os atos dos administradores, opinar sobre determinadas propostas dos órgão de administração a serem submetidas à assembléia geral para deliberação, examinar as demonstrações contábeis da Companhia e denunciar aos órgãos de administração e à assembléia geral os erros, fraudes ou crimes de que tiverem conhecimento.

Os membros do conselho fiscal, quando instalado, serão eleitos durante as assembléias gerais ordinárias de acionistas para cumprir mandatos de dois anos, podendo ser reeleitos. Pela Lei 6404/76, o conselho fiscal não pode incluir membros do Conselho de Administração ou da Diretoria, ou ainda Funcionários da Companhia ou cônjuge ou parente até terceiro grau de qualquer membro da Administração.

Nome Nascimento Posição
Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto 04/1975 Membro do Conselho Fiscal
Edson Frizzarim 11/1961 Membro do Conselho Fiscal
Andréa Noceto Degli Oddi 10/1945 Membro do Conselho Fiscal

Alfredo Sérgio Lazzareschi Neto, é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, Pós Graduado em Direito Imobiliário em 2003 pela Universidade SECOVI-SP, realizou cursos de especialização em Harvard Extension School (Cyberlaw and Society, 2000; American Constitutional Law, 2000), Harvard Law School, Berkman Center for Internet and Society, Cambridge, Massachusetts (E-Commerce; Internet Law Program, 2001), Illinois Institute of Technology, Chicago-Kent College of Law, Chicago, Illinois (Legal Aspects of E-Commerce, 2002), Universidad de Buenos Aires (Programa de Pós-Graduação, Contratos Telemáticos, 2002). Sócio do escritório Sampaio, Katalan e Lazzareschi Sociedade de Advogados desde 2012. Atuou como Membro do Comitê de Auditoria da Porto Seguro S.A. (Novo Mercado da BM&FBovespa), (2010 a 2015). Atuou como Coordenador Jurídico do Grupo Victor Malzoni (2012 a 2017), como Membro do Conselho de Administração da PomiFrutas S.A. (Novo Mercado da BM&FBovespa), (abril de 2016 a junho de 2017). Atua como Conselheiro do CONJUR - Conselho Superior de Assuntos Jurídicos e Legislativos da FIESP - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo desde 2011, e como Vice-Presidente da Comissão de Mercado de Capitais e Governança Corporativa da OAB-SP desde 2011, como Ex-Membro do Conselho Diretor da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, e como Ex-sócio do escritório Lazzareschi, Hilal, Bolina e Rocha Advogados (de 1998 a 2012).

Edson Frizzarimé graduado em Administração de Empresas pela Universidade São Judas Tadeu desde 1984, graduado em Ciências Contábeis desde 1988 pela Universidade São Judas Tadeu e Pós-Graduado "Lato Sensu" em Auditoria Interna desde 1993 pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - FECAP. Realizou cursos de aperfeiçoamento de Introduction to Underwriting Course - Property and Liability Course em 2001 pela Insurance Institute of America e MBA Executivos em Seguros em 2003 pelo Ibmec. Atuou como Diretor da Porto Seguro Administradora de Consórcios (sociedade administradora de consórcios), (2004 a 2016). Atuou como Diretor da Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais (sociedade seguradora), sendo responsável pela área de Ramos Elementares, (2009 a 2016). Atuou ainda como Diretor da Porto Seguro Capitalização (sociedade de capitalização), (2012 a 2016), tendo participado da Diretoria de outras sociedades da Porto Seguro ao longo de sua trajetória.

Andréa Noceto Degli Oddi, é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da USP. Atuou por 18 anos como Superintendente do Grupo Montedison, uma das maiores holdings industriais italianas. De volta ao Brasil, ocupou o cargo de Diretor Adjunto na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais.

Diretoria

A Diretoria será composta de no mínimo 3 (três) e no máximo 9 (nove) membros, que serão eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração, sendo 1 (um) Diretor Presidente, 1 (um) Diretor Geral - Produto Automóvel, 1 (um) Diretor Geral - Financeiro e Controladoria, 1 (um) Diretor Geral - Suporte e Governança, 1 (um) Diretor Geral - Negócios Financeiros e Investimentos, Vida e Previdência, 1 (um) Diretor Geral - Produtos e Serviços, 1 (um) Diretor Geral - Seguros Patrimoniais e Saúde, 1 (um) Diretor Geral - Corretores de Seguros e Vendas On-Line e 1 (um) Diretor de Relações com Investidores, com prazo de gestão de 1 (um) ano, permitida a reeleição. Os Diretores são responsáveis pela execução das decisões do Conselho de Administração e pela administração cotidiana da Companhia. Cada Diretor também tem responsabilidades individuais que são determinadas pelo Conselho de Administração.

Os atuais Diretores são os seguintes:

Nome Nascimento Posição
Roberto de Souza Santos 05/1961 Diretor Presidente
Marcelo Barroso Picanço 05/1969 Diretor Geral - Negócios, Investimentos e Relações com Investidores
Celso Damadi 05/1969 Diretor Geral - Financeiro e Controladoria
Lene Araújo de Lima 07/1972 Diretor Geral - Suporte e Governança
José Rivaldo Leite da Silva 08/1965 Diretor Geral - Corretores de Seguros e Vendas On-Line

Encontra-se a seguir sumário da experiência profissional e áreas de especialização dos atuais Diretores da Companhia:

Roberto de Souza Santos é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (1985). Foi indicado para ocupar o cargo de Diretor-Presidente Executivo da Companhia em março de 2018, tendo ocupado anteriormente os cargos de Diretor Vice-Presidente Executivo da Companhia, para o qual foi eleito em setembro de 2017, e Diretor Geral - Seguros Patrimoniais e Saúde, para o qual foi eleito em junho de 2016. Ingressou na Porto Seguro, quando da aquisição da Azul Companhia de Seguros Gerais (anterior denominação de Axa Seguros do Brasil S.A.), tendo ocupado cargos na Diretoria, até ser eleito como Diretor Geral em 2004. Na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, foi eleito Diretor em 2011 e, desde março de 2016, passou a responder como Diretor Geral - Seguros Patrimoniais. Em junho de 2017, foi nomeado para ocupar o cargo de Diretor Vice-Presidente Executivo. Atua também, como Diretor Vice-Presidente Executivo nas sociedades Itaú Seguros de Auto e Residência S.A., Porto Seguro Vida e Previdência S.A. e Azul Companhia de Seguros Gerais (sociedades seguradoras); Porto Seguro Capitalização (sociedade de capitalização) e Porto Seguro - Bioqualynet Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho Ltda. (sociedade prestadora de serviço). Ocupa ainda o cargo de Diretor Vice-Presidente Executivo cumulando com o cargo de Diretor de Produto - Saúde na sociedade Porto Seguro - Seguro Saúde S.A. (sociedade seguradora). É Diretor Geral - Saúde nas sociedades Portomed - Porto Seguro Serviços de Saúde Ltda. e Porto Seguro Serviços Odontológicos Ltda. (sociedades de medicina e odontologia de grupo), Porto Seguro Serviços Médicos Ltda., (sociedade prestadora de serviço).

Marcelo Barroso Picanço é Mestre em Administração pela COOPPEAD (UFRJ) / Wharton School University of Pennsylvania. Possui ainda graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ingressou na Corporação em Julho de 2006, como Diretor da Portoseg S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento e da Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., onde atualmente atua como Diretor Geral. A partir de julho de 2011, assumiu também a Diretoria de Relações com Investidores e Planejamento Estratégico da Companhia. Desde março de 2016, atua como Diretor Geral - Negócios Financeiros e Investimentos das sociedades controladas Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, Porto Seguro - Seguro Saúde S.A. e Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. (sociedades seguradoras) e da Porto Seguro Capitalização S.A. (sociedade de capitalização). Em março de 2013, assumiu, também, a Diretoria Geral da sociedade seguradora Porto Seguro Vida e Previdência S.A., onde atualmente atua como Diretor Geral - Negócios Financeiros e Investimentos, Vida e Previdência. Antes de Ingressar na Corporação Porto Seguro, ocupou o cargo de Diretor em Serviços Financeiros da consultoria Booz Allen Hamilton (atual Booz&Co), onde desenvolveu projetos de posicionamento estratégico, desenho e transformação organizacional para empresas líderes no Brasil e na América Latina.

Celso Damadi é contador, formado pela Universidade Mackenzie (1996). Concluiu, em 2001, o curso de Controladoria e, em novembro/2005, o MBA em Gestão Empresarial, ambos pela Fundação Getúlio Vargas. Foi eleito Diretor Financeiro da Companhia em março de 2016. Ingressou na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, em 2005, como gerente de controladoria, assumindo o cargo de Superintendente de Controladoria em 2010 e sendo promovido a Diretor de Controladoria em agosto de 2011, passando a responder como Diretor Geral - Financeiro e Controladoria, desde março de 2016. Atua, também, como Diretor Geral - Financeiro e Controladoria, nas seguintes sociedades controladas pela Companhia: Porto Seguro Vida e Previdência S.A., Porto Seguro - Seguro Saúde S.A., Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. (sociedades seguradoras) e Porto Seguro Capitalização S.A. (sociedade de capitalização). Exerce o cargo de Diretor de Controladoria das seguintes sociedades controladas pela Companhia: Porto Seguro Telecomunicações Ltda., Porto Seguro Serviços de Gerenciamento de Informações Ltda. e Health For Pet Administradora de Planos de Saúde para Animais de Estimação S.A. (sociedades prestadoras de serviços). Exerce, também, o cargo de Diretor Financeiro do Instituto Porto Seguro e da Associação Campos Elíseos Mais Gentil. É Presidente do Conselho Fiscal da Portoprev - Porto Seguro Previdência Complementar desde maio de 2015. Exerce, ainda, o cargo de Diretor das seguintes sociedades controladas pela Companhia: Azul Companhia de Seguros Gerais e Porto Seguro - Seguros del Uruguay S.A. (sociedades seguradoras), Porto Seguro Administradora de Consórcios Ltda. (sociedade administradora de consórcios), Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. e Portoseg S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento (sociedades financeiras), Porto Seguro Investimentos Ltda., Porto Seguro Serviços Médicos Ltda., Porto Seguro - Bioqualynet Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho Ltda., Porto Seguro Locadora de Veículos Ltda., Porto Seguro Renova - Serviços e Comércio de Peças Novas Ltda., Porto Seguro Assessoria Documental Ltda. e Porto Seguro Serviços e Comércio S.A. (sociedades prestadoras de serviços). Foi Diretor da Bioqualynet Sul Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho de fevereiro de 2013 a junho de 2015, quando a sociedade foi encerrada. É membro do Conselho de Administração da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT S.A.

Lene Araújo de Lima é advogado, graduado pela Universidade Braz Cubas (1997), especialista em Processo Civil pela COGEAE/PUC-SP (2000) com MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração de São Paulo - FIA (2008). Iniciou sua carreira na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, em 1994, no Departamento Jurídico. Em 2002, foi promovido à Gerente Jurídico e, em junho de 2008, assumiu a Diretoria Jurídica, sendo responsável pelas áreas Jurídica, Sindicância, Prevenção à Fraude, Controles Internos, Suprimentos, Obras, Processos, Projetos e Segurança Corporativa. Atualmente, é Diretor Jurídico da Companhia e de suas controladas Azul Companhia de Seguros Gerais (sociedade seguradora), Health for Pet Administradora de Planos de Saúde para Animais de Estimação S.A., Porto Capital Gestora de Recursos S.A., Porto Seguro Telecomunicações Ltda. e Porto Seguro Serviços de Gerenciamento de Informações Ltda. (sociedades prestadoras de serviços). É Diretor Geral - Suporte e Governança das seguintes sociedades controladas: Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, Porto Seguro Vida e Previdência S.A., Porto Seguro - Seguro Saúde S.A., Itaú Seguros de Auto e Residência S.A. (sociedades seguradoras) e Porto Seguro Capitalização S.A. (sociedade de capitalização). É Diretor da Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda., Portoseg S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento (sociedades financeiras); Porto Seguro Administradora de Consórcios Ltda. (sociedade administradora de consórcios); Portomed - Porto Seguro Serviços de Saúde Ltda. e Porto Seguro Serviços Odontológicos Ltda. (sociedades de medicina e odontologia de grupo); Porto Seguro Serviços e Comércio S.A., Porto Seguro Renova - Serviços e Comércio Ltda., Porto Seguro Investimentos Ltda., Porto Seguro Serviços Médicos Ltda., Porto Seguro - Bioqualynet Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho Ltda., Porto Seguro Locadora de Veículos Ltda. e Porto Seguro Assessoria Documental Ltda. (sociedades prestadoras de serviços). É Diretor Jurídico do Instituto Porto Seguro e da Associação Campos Elíseos Mais Gentil. Foi Presidente do Conselho Fiscal da Portoprev - Porto Seguro Previdência Complementar até maio de 2015 e da Bioqualynet Sul Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho Ltda. de fevereiro de 2013 até seu encerramento, em junho de 2015.

José Rivaldo Leite da Silva é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Senador Fláquer (1995), especialista em Gestão em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM, cursou ainda, especialização em Formação de Consultores pela Adigo (2007). Ingressou na Porto Seguro Companhia de Seguros Gerais, sociedade seguradora controlada pela Companhia, em 1996, como Gerente de Produção de Regional, assumindo o cargo de Gerente de Produção de Sucursal em 2000. Em 2006, assumiu o cargo de Superintendente de Sucursal, sendo nomeado Diretor Regional em setembro de 2007 e, desde outubro de 2009, como Diretor de Produção, respondendo como Diretor Geral - Corretores de Seguros e Vendas On-Line desde março de 2016. Exerce este mesmo cargo nas sociedades: Itaú Seguros de Auto e Residência S.A., Porto Seguro Vida e Previdência S.A., Azul Companhia de Seguros Gerais, Porto Seguro - Seguro Saúde S.A. (sociedades seguradoras) e Porto Seguro Capitalização S.A. (sociedade de capitalização). Ocupou ainda, o cargo de Diretor Geral na sociedade Porto Seguro Atendimento Ltda. no período entre novembro de 2013 a junho de 2016.

Presidente de Honra

A Sra. Rosa Garfinkel é a Presidente Honra da Companhia, exercendo a função honorífica de participar de atividades de promoção institucional da Companhia.

Comitê de Auditoria

Nosso Comitê de Auditoria é constituído pelos seguintes membros:

Nome Nascimento Posição
Fernando Kasinski Lottenberg 01/1962 Membro do Comitê de Auditoria
Lie Uema do Carmo 12/1976 Membro do Comitê de Auditoria
Paulo Sérgio Miron 07/1966 Membro do Comitê de Auditoria

Fernando Kasinski Lottenberg é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1983), mestre em Filosofia e Teoria Geral do Direito (1991) e Doutor em Direito Internacional Público (1998), ambos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui especialização no Programa de Desenvolvimento de Conselheiros (PDC) pela Fundação Dom Cabral (2014). É fluente nos idiomas inglês, francês e italiano. Advogado com atuação na área do Direito Empresarial, é sócio-titular de Lottenberg Advogados Associados. Foi Consultor Jurídico da Presidência da Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, de outubro de 1998 a setembro de 2004. Integrou o Comitê de Auditoria da Companhia de dezembro de 2005 a dezembro de 2010 e voltou a integrá-lo desde março de 2016. Exerceu também, o cargo de membro do Conselho de Administração da Companhia de março de 2016 a março de 2018, tendo atuado como Conselheiro Independente até março de 2016. É, também, membro do Comitê de Auditoria desde março de 2016. É Conselheiro e Membro do Comitê de Pessoas do Hospital Israelita Albert Einstein, Presidente da CONIB - Confederação Israelita do Brasil, Presidente do Conselho Deliberativo do CIAM - Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar e Conselheiro do Museu Lasar Segall.

Lie Uema do Carmo, é doutora em Direito Comercial (USP, 2012), Visiting Scholar (Columbia University, 2011), mestre em Direito Civil (PUC/SP, 2006), mestre em Direito (LL.M.) (University of Chicago, 2003) e especialista em Direito do Comércio Internacional (University Institute of European Studies e ILO/ONU). Foi coordenadora acadêmica do Mestrado Profissional stricto sensu da FGV Direito SP e de diversos cursos lato sensu da mesma instituição. Atua como advogada em São Paulo com especialidade em M&A, Direito Societário e Direito dos Contratos desde 1999. É também professora do Mestrado Profissional, da pós-graduação e da graduação da FGV Direito SP ministrando, atualmente, cursos sobre M&A, Mercado de Capitais e Direito Societário e Operações Societárias e de Mercado.

Paulo Sérgio Miron, é graduado em ciências contábeis pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo/SP e em economia pela Universidade Mackenzie, também em São Paulo/SP. Iniciou sua carreira em auditoria em 1985, sendo sócio na PricewaterhouseCoopers Brasil no período de 1996 a janeiro/2015. Possui ampla experiência na condução de trabalhos de auditoria em instituições financeiras com a dedicação de mais de 30 (trinta) anos a este segmento, tendo sido o sócio responsável pelos trabalhos de auditoria em grandes Conglomerados Financeiros Brasileiros, entre eles - Unibanco - União de Bancos Brasileiros (1997 a 2000), Banco do Brasil (2001 a 2005) e Itaú Unibanco (2009 a 2013). Atuou como sócio responsável pelo escritório da PricewaterhouseCoopers em Brasília no período de 2001 a 2008, sendo que no período de 2004 a 2008 foi também o sócio responsável pela área de serviços a governo da PricewaterhouseCoopers Brasil. No período de 1997 a 2008 foi o sócio responsável pela área de "banking" da PricewaterhouseCoopers Brasil. Foi o coordenador da área de treinamento em instituições financeiras da PricewaterhouseCoopers Brasil por mais de 10 (dez) anos e atuou como professor universitário por alguns anos em matérias relacionadas ao mercado financeiro. É membro do Instituto Brasileiro de Contadores e palestrante em diversos seminários relacionados a instrumentos financeiros e auditoria. É membro do Comitê de Auditoria da Porto Seguro S.A. desde abril de 2015.

Regulamento do Comite de Auditoria do Conglomerado Porto Seguro

Comitê de Pessoas

Nosso Comitê de Pessoas é constituído pelos seguintes membros:

Nome Nascimento Posição
Jayme Brasil Garfinkel 11/1946 Membro do Comitê de Pessoas
Fabio Luchetti 12/1965 Membro do Comitê de Pessoas
Roberto de Souza Santos 05/1961 Membro do Comitê de Pessoas

Comitê de Remuneração

Nosso Comitê de Remuneração é constituído pelos seguintes membros:

Nome Nascimento Posição
Jayme Brasil Garfinkel 11/1946 Membro do Comitê de Remuneração
Fabio Luchetti 12/1965 Membro do Comitê de Remuneração
Celso Damadi 05/1969 Membro do Comitê de Remuneração
Dorailson Pereira de Andrade 06/1963 Membro do Comitê de Remuneração

Dorailson Pereira de Andrade é formado em Ciências Econômicas, sócio e Diretor Geral da Ideecon Consultoria Empresarial Ltda, consultoria em gestão empresarial com foco em desenvolvimento organizacional e de pessoas. Atua há 28 anos em gestão de pessoas e organização, desenvolvendo trabalhos relacionados a diagnósticos organizacionais, decodificação de estratégia e desenho organizacional, estratégia de RH, desenho de planos de remuneração, gestão de desempenho, competências e programas de incentivos de curto e longo Prazo. Foi executivo da Credicard por 10 anos e consultor e diretor do Hay Group por 14 anos.

Comitê de Risco Integrado

Nosso Comitê de Risco Integrado é constituído pelos seguintes membros:

Nome Nascimento Posição
Luiz Alberto Pomarole 04/1963 Membro do Comitê de Risco Integrado
Marco Ambrógio Crespi Bonomi 05/1956 Membro do Comitê de Risco Integrado
Celso Damadi 05/1969 Membro do Comitê de Risco Integrado
Lene Araújo de Lima 07/1972 Membro do Comitê de Risco Integrado

Comitê de Investimento

Nosso Comitê de Investimento é constituído pelos seguintes membros:

Nome Nascimento Posição
Pedro Luiz Cerize 09/1969 Membro do Comitê de Investimento
Marcelo Barroso Picanço 05/1969 Membro do Comitê de Investimento
Bruno Campos Garfinkel 10/1977 Membro do Comitê de Investimento
Izak Rafael Benaderet 10/1974 Membro do Comitê de Investimento
Caio Ibrahim David 01/1968 Membro do Comitê de Investimento
Lucia Fernandez Hauptmann 02/1967 Membro do Comitê de Investimento

Izak Rafael Benaderet é graduado em Ciências Econômicas pela PUC e possui MBA em Finanças pelo IBMEC. Ingressou na Corporação em novembro de 2013, como Diretor da Portopar Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários Ltda. e da Porto Seguro Investimentos Ltda., responsável por decidir sobre as alocações de recursos para as carteiras administradas das empresas do grupo Porto Seguro e gestão de fundos de terceiros. Antes de ingressar na Corporação Porto Seguro, ocupou o cargo de Diretor na BNP Paribas Asset Management onde foi responsável pela gestão e estratégias de Renda Fixa, Multimercados e Crédito, com cobertura nos mercados de moedas, juros, crédito, bolsa e commodities.

Caio Ibrahim David é engenheiro formado pela Universidade Mackenzie (1986-1990), com pós-graduação em Economia e Finanças pela Universidade de São Paulo (1992-1993), mestrado em Controladoria também pela Universidade de São Paulo (1994-1997) e MBA pela New York University (1997-1999) com especialização em finance, accounting e international business. ÉSócio desde 2010 e Diretor Vice‐Presidente da Itaú Unibanco Holding S.A.desde janeiro de 2017, atualmente responsável pelas funções de CFO e CRO do conglomerado. Foi Diretor Executivo de junho de 2010 a abril de 2015; é membro do Comitê de Divulgação e Negociação desde abril de 2010. Ocupa o cargo de Diretor Vice‐Presidente na Itaú Unibanco S.A. desde maio de 2013; Diretor Executivo de maio de 2010 a abril de 2013. Ingressou no grupo em 1987 como trainee, com atuação nas áreas de controladoria, controle de riscos de mercado e liquidez e tesouraria. No Banco Itaú BBA S.A., exerceu o cargo de Diretor Executivo de maio de 2008 a abril de 2010, exerceu o cargo de Diretor de março de 2003 a abril de 2008 com atuação nas áreas de finanças, riscos, inteligência de mercado, produtos e operações. Ocupa o cargo demembro do Conselho de Administração na Investimentos Bemge S.A. desde abril de 2012 e foi Diretor Vice‐Presidente de outubro de 2010 a abril de 2013.Émembro do Conselho de Administração da Dibens Leasing S.A. - Arrendamento Mercantil desde julho de 2010. Itauseg Participações S.A.Diretor Executivo de abril de 2010 a abril de 2013 e Diretor Presidente de maio de 2013 a março de 2015. Foi Vice‐Presidente do Conselho de Administração Redecard S.A. de junho de 2010 a dezembro de 2012 e membro do Conselho de Administração de maio de 2010 a dezembro de 2012.

Lucia Fernandez Hauptmann é graduada em Filosofia pela Sarah Lawrence College, Bronxville, NY e em Teologia pela Oxford University, Christ Church College, Oxford, Oxfordshire. Possui MBA em Contabilidade e Finanças pela University of Chicago, Graduate School of Business, Chicago, IL. Foi Coordenadora do Comitê de Gestão de Riscos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. É Presidente da PRADA Assessoria, escritório de investimento sediado em São Paulo, acionista da Prada Empresarial, empresa de consultoria. É membro do conselho da SITAWI, Finanças do Bem, ONG dedicada na gestão e investimento de capital filantrópico. Foi Diretora da Booz & Company, São Paulo, Brasil. Fundou, em 1999, a .ComDominio Inc. em São Paulo, uma empresa de armazenamento de dados, vendida para um fundo de private equity. Em 1996, ingressou no Credit Suisse, Nova York, EUA, como parte do time de análise de empresas, cobrindo os setores de bebida e mídia, tendo ocupado o cargo de Vice-Presidente. Em 1990, ingressou no JP Morgan, São Paulo, Brasil e Nova York, EUA, como parte do time de finanças corporativas e de M&A. Foi membro do Conselho de Administração da Companhia de março de 2014 a março de 2018.

Comitê de Ética e Conduta

Nosso Comitê de Ética e Conduta é constituído pelos seguintes membros:

Nome Nascimento Posição
Bruno Campos Garfinkel 10/1977 Membro do Comitê de Ética e Conduta
Marco Ambrógio Crespi Bonomi 05/1956 Membro do Comitê de Ética e Conduta
Lene Araujo de Lima 07/1972 Membro do Comitê de Ética e Conduta
José Julio Carvalho de Melo 06/1960 Membro do Comitê de Ética e Conduta
Orfeu Furquim de Campos Junior 09/1972 Membro do Comitê de Ética e Conduta

José Júlio Carvalho de Melo é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Mackenzie com pós-graduação em Marketing pela FAAP. Ocupa o cargo de Ouvidor da Porto Seguro desde 2005. Ingressou na Porto Seguro em 1991, onde atuou como Coordenador do SAC, sendo responsável pela implantação da SAC no âmbito da Companhia. Atuou, ainda, como Coordenador da Central de Atendimento e Coordenador do Departamento Jurídico.

Orfeu Furquim de Campos Junior é graduado em Ciências Econômicas, pós-graduado em Gestão Empresarial e especializado em Implementação e Gestão de Governança Corporativa pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Ingressou na Porto Seguro em 1998 exercendo a função de auditor interno. Em 2010, assumiu a Gerência de Controles Internos e Compliance e foi responsável pela implementação dos processos de Controles Internos, Compliance e Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Em 2017, assumiu a Superintendência de Auditoria Interna, atualmente responsável pelos trabalhos realizados nas empresas controladas pela Porto Seguro S.A. É atualmente membro do IIA Brasil e membro desde 2006 da Comissão de Controles Internos da CNseg - Confederação Nacional de Seguros.

Enviar a um Amigo