Apresentação da Companhia

Visão Geral

A história da Porto Seguro S.A. iniciou em 1945, quando começou a vender seguros na cidade de São Paulo. Naquela época a companhia era muito pequena, posicionada como a 44ª companhia de seguros no Brasil e composta por apenas 25 funcionários. Atualmente a Porto Seguro é a maior companhia seguradora de seguros não vida do Brasil e líder no segmento de automóvel, residência e empresarial. A Empresa conta com uma estrutura operacional e de distribuição de cerca de 13 mil funcionários, 55 sucursais e escritórios regionais em todo o país, além de aproximadamente 34 mil corretores independentes e 13 mil prestadores de serviço.

A Porto Seguro conta com aproximadamente 13 milhões de clientes distribuídos nas diversas linhas de negócios, e é reconhecida pelo alto nível de atendimento a clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.

Em 2003, a Companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, que possui foco principalmente na oferta de seguros de automóvel. Antes da aquisição, a Azul Seguros denominava-se AXA Brasil e era subsidiária da seguradora multinacional francesa AXA.

Em 2009, a Porto Seguro e a Itaú Unibanco Holding celebraram uma combinação de negócios envolvendo as operações de seguros residenciais e de automóveis, pelo qual a Porto Seguro obteve o direito exclusivo para a oferta e distribuição de produtos de seguros residenciais e de automóveis nos canais de venda do Itaú. Esta união possibilitou que as duas Empresas combinassem seus padrões de excelência, oferecendo produtos mais adequados para atender os diversos segmentos de mercado, por meio das marcas Porto Seguro, Itaú Auto e Residência e Azul Seguros.

A combinação de negócios entre as duas empresas alterou a estrutura societária da Porto Seguro, de modo que hoje o bloco de controle é composto pela família Garfinkel e o Itaú Unibanco, que possuem respectivamente 40,4% e 30,4% das ações, com as 29,2% das ações remanescentes sendo negociadas na bolsa de valores.

A Porto Seguro tem implementado soluções inovadoras e sinérgicas aos negócios de seguros possibilitando uma maior fidelização dos clientes. Pioneira no desenvolvimento de uma ampla gama de produtos e serviços, criou o perfil do segurado para análise de subscrição dos riscos, lançou o produto Carro+Casa, os Centros Automotivos e Centros de Atendimento Rápido a sinistros, Socorro Bike e também implementou outros produtos como o seguro Saúde, Cartão de Crédito e Consórcio, entre outros.

Recentemente, a Porto Seguro segmentou seus negócios em quatro verticais: Seguros, Saúde, Bank e Serviços. Esta nova estrutura tem como objetivo aumentar a autonomia e o foco em cada negócio, potencializando soluções que impulsionem o crescimento das operações.

Alguns dos lançamentos mais recentes da Porto Seguro incluem o  Azul por Assinatura e Auto Fácil Itaú, seguros por assinatura com preços mais acessíveis e potencial para contribuir com a expansão do mercado através da inclusão de novos clientes que ainda não possuem seguro automotivo; o Aluguel Essencial, produto de Fiança Locatícia com perfil mais ágil, digital e econômico em relação ao produto tradicional; e o Reppara, que oferece serviços de assistência para o varejo e em operações business to business.

A Porto Seguro realizou também operações de M&A recentemente, como a aquisição de participação na Segfy, que oferece soluções tecnológicas e inovadoras para os corretores; a transação com a Petlove, que envolveu a transferência da Porto.Pet (serviços de medicina veterinária), permitindo à Porto Seguro ser sócia da maior empresa do Brasil de vendas online de produtos para pets; a aquisição de participação na ConectCar, uma das principais companhias do segmento de pagamentos automáticos em pedágios, estacionamentos, drive thrus e outros serviços, por meio de tag; compra de participação na Atar, tech que desenvolve soluções de Banking as a Service (BaaS) e infraestrutura bancária para empresas, reforçando a estratégia da Porto Seguro de aceleração da transformação para o mercado digital; celebração de contrato de compra de participação na Plugify, uma empresa do segmento de tecnologia que oferece aluguel de equipamentos eletrônicos e gestão integrada de TI para o segmento corporativo; aquisição de participação na Tech4, startup brasileira focada no desenvolvimento de soluções e tecnologias de HyperAutomation para instituições financeiras e seguradoras; acordo com a  Oncoclínicas para oferecer um modelo de cuidado integral ao paciente oncológico, garantindo elevada experiência na jornada do tratamento, excelência assistencial e eficiência operacional; acordo de cosseguro com a Mitsui Sumitomo em seus produtos de automóvel, residencial e empresas de pequeno e médio porte; fusão da Porto Assistência com a CDF, empresa de assistência B2B com grandes players do mercado como clientes; e aquisição da Unigás, empresa de instalação e assistência técnica relacionadas a sistemas de aquecimento a gás.

Para mais informações sobre a história da Companhia, clique aqui.

E para acessar a apresentação institucional, clique aqui.