Apresentação da Companhia
Visão Geral
A Porto é mais que uma seguradora, é um ecossistema com soluções de serviços e proteção com tecnologia, que é reconhecido pela excelência no atendimento aos clientes e corretores e pela qualidade dos serviços oferecidos.
A Companhia possui quatro verticais de negócio: Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço, e tem 18 milhões de clientes únicos, 14 mil colaboradores, 13 mil prestadores e 46 mil corretores independentes. A Empresa conta com sucursais e escritórios regionais em todo o Brasil. E fazem parte do universo Porto: Azul Seguros, Itaú Seguros de Auto e Residência, Porto Seguro Uruguay, entre outras. Em 2024, a companhia apresentou R$ 37 bilhões de receita e lucro líquido de R$ 2,7 bilhões.
A história da Porto se iniciou em 1945, com a venda de seguros na cidade de São Paulo. Naquela época a Companhia era muito pequena, posicionada como a 44ª companhia de seguros no Brasil e composta por apenas 25 funcionários.
Em 1972, a Empresa foi adquirida pela Família Garfinkel, que segue no controle da operação até o presente momento
Em 2003, a Companhia ampliou sua presença no mercado de seguros por meio da aquisição da Azul Seguros, então denominada AXA Brasil e subsidiária da seguradora multinacional francesa AXA, com foco principalmente na oferta de seguros de automóvel.
No ano seguinte, em 2004 a Porto Seguro S.A. realizou a abertura de capital (IPO), passando a negociar suas ações no Novo Mercado, segmento especial do mercado de ações da B3 que reúne companhias com padrões de governança corporativa mais elevados.
Em 2009, a Porto Seguro S.A. firmou uma parceria estratégica com o Itaú Unibanco Holding S.A. celebraram uma combinação de negócios envolvendo as operações de seguros residenciais e de automóveis. Com esse acordo, a Porto obteve exclusividade para a oferta e distribuição desses produtos nos canais de venda do Itaú. Esta união possibilitou que as duas empresas combinassem seus padrões de excelência, oferecendo produtos mais adequados para atender os diversos segmentos de mercado, por meio das marcas Porto Seguro, Itaú Auto e Residência e Azul Seguros
A combinação de negócios entre as duas companhias alterou a estrutura societária da Porto Seguro S.A., de modo que hoje o bloco de controle é composto pela família Garfinkel e o Itaú Unibanco, que possuem respectivamente 40,4% e 30,4% das ações, enquanto os 29,2% remanescentes são negociados na bolsa de valores.
Em 2021, a Porto segmentou seus negócios em quatro verticais: Seguros, Saúde, Bank e Serviços, e posteriormente criou as marcas Porto Seguro, Porto Saúde, Porto Bank e Porto Serviço. Esta nova estrutura tem como objetivo aumentar a autonomia e o foco em cada negócio, potencializando soluções que impulsionem o crescimento das operações.
Ao longo dos anos, a Companhia lançou diversos produtos e soluções inovadoras sinérgicas aos negócios de seguros, possibilitando uma maior fidelização dos clientes.
Dentre os produtos que estão em seu portfólio, destaque para:
Pioneira no desenvolvimento de uma ampla gama de produtos e serviços, a Companhia lançou a Vacina Anti-furto; os Dispositivos Antifurto; a instalação do Brake Light; criou o perfil do segurado para análise de subscrição dos riscos; lançou o produto Proteção Combinada (Carro+Casa); os Centros Automotivos; e Socorro Bike. A Companhia desenvolveu também novos processos de melhoria em atendimento, através da central de Atendimento 24 horas.
Dentre os lançamentos dos últimos anos da Porto, destacam-se o Azul por Assinatura e Auto Fácil Itaú, seguros por assinatura com preços mais acessíveis e potencial para contribuir com a expansão do mercado através da inclusão de novos clientes que ainda não possuem seguro automotivo; o Aluguel Essencial, produto de Fiança Locatícia com perfil mais ágil, digital e econômico em relação ao produto tradicional; os Serviços da Porto Serviço, que oferecem serviços de assistência para Automóveis e Residências no modelo B2C e de parcerias estratégicas B2B2C; e planos de saúde inovadores, com redes de qualidade mais restritas e, consequentemente, preços atrativos.
Nos últimos anos, a Porto realizou também operações de M&A, como a aquisição de participação na Segfy, que oferece soluções tecnológicas e inovadoras para os corretores; a transação com a Petlove, que envolveu a transferência da Porto.Pet (serviços de medicina veterinária); a aquisição de participação na ConectCar, uma das principais companhias do segmento de pagamentos automáticos em pedágios, estacionamentos, drivethrus e outros serviços, por meio de tag; acordo com a Oncoclínicas para oferecer um modelo de cuidado integral ao paciente oncológico, garantindo elevada experiência na jornada do tratamento, excelência assistencial e eficiência operacional; acordo de cosseguro com a Mitsui Sumitomo em seus produtos de automóvel, residencial e empresas de pequeno e médio porte e; fusão da Porto Assistência com a CDF, empresa de assistência B2B com grandes players do mercado como clientes; e a aquisição da Unigás, empresa de instalação e assistência técnica relacionada a sistemas de aquecimento a gás.
Estes passos e conquistas endossam a convicção da Companhia no caminho que está trilhando e nas conexões fortes e verdadeiras que cultiva com seus Colaboradores, Clientes, Corretores, Fornecedores, Prestadores de serviço e Investidores. São milhões de pessoas que dão à Porto o privilégio de estar ao seu lado, protegendo suas vidas, famílias, casas, automóveis, contas e negócios. A missão da Porto é aperfeiçoar e evoluir diariamente suas operações para honrar esses compromissos, sempre com o propósito de cuidar e impulsionaros sonhos de cada vez mais pessoas.
Para mais informações sobre a história da Companhia, clique aqui.
E para acessar a apresentação institucional, clique aqui.